Campo das Estrelas

Campo das Estrelas

Sobre o Reiki



SOBRE O REIKI (Usui Shiki Ryoho)


O que é o Reiki, afinal?
Um termo de origem japonesa em que “Rei” significa universal e “Ki” significa energia, ou seja, energia vital do universo. O Reiki é uma forma de energia que é canalizada através da imposição de mãos, e que vai equilibrar o paciente energeticamente a nível físico, emocional, mental e espiritual.

O Reiki é fácil de usar e requer uma série de sintonizações específicas para abrir os centros de energia pessoais (chakras). O terapeuta limita-se a actuar como um canal de transmissão de energia entre o universo e o receptor. Não tem poderes para curar. É a própria energia que age de forma subtil e que se dirige para onde é necessária, equilibrando o que deve ser equilibrado e curando o que deve ser curado.

O mundo em que vivemos e o tipo de vida que levamos contribuem para a criação de bloqueios a nível energético, quer no nosso corpo, quer no ambiente que nos rodeia. O Reiki vai actuar sobre esses bloqueios e restabelecer o bem estar, criando um equilíbrio entre o corpo e o espírito.

Além disso o Reiki melhora a nossa condição física e ajuda-nos a resolver os problemas do dia a dia, causando mudanças e ajustamentos benéficos na nossa vida. Contribui, também, para a eliminação de hábitos menos saudáveis e para a concretização dos objectivos a que nos propomos. No entanto, quando os problemas de saúde são sérios, estes tratamentos não dispensam a consulta de um médico.

Também podemos receber Reiki somente como tratamento preventivo, o que fará com que nos sintamos mais alegres, mais calmos, mais conscientes daquilo que queremos que seja a nossa vida e mais integrados no mundo que nos rodeia.

O Reiki rege-se por cinco princípios fundamentais:

  • Só por hoje não te preocupes
  • Só por hoje não te irrites
  • Só por sê grato
  • Só por hoje trabalha arduamente
  • Só por hoje sê bondoso para todos os seres vivos

É uma energia que só funciona em função do amor e do bem, e o cumprimento destes princípios, aliados à prática regular do Reiki, vão definitivamente influenciar positivamente a nossa vida a todos os níveis.


As etapas para a aprendizagem do Reiki são três:

  • No Nível IShoden - o iniciado passa por um processo de purificação física, onde os canais energéticos são desbloqueados. Aprende as posições das mãos, como tratar-se a si próprio e aos outros, e também a tratar os animais e as plantas.
  • No Nível IIOkuden - o iniciado é sintonizado com três símbolos para tratar o seu corpo físico, emocional e mental. Aprende a enviar energia para o passado, o presente e o futuro através de Yantras (símbolos) e aprende a eliminar hábitos indesejáveis. A concretização de objectivos e a resolução de problemas é potencializada.
  • No Nível IIIShipiden - o iniciado é sintonizado com um símbolo que trata o seu corpo espiritual, e aprende as técnicas para transmitir as iniciações e sintonizações do Reiki. Torna-se mestre de Reiki.

Frank Arjava Petter diz-nos na introdução do livro El Espíritu del Reiki – Un Manual Completo sobre el Sistema Reiki del Dr. Usui, que:

“ Existem vários motivos através dos quais a força do Reiki pode unificar o mundo. Em primeiro lugar, porque o Reiki é muito simples. Segundo as palavras do Dr. Usui: “qualquer um pode aprender e utilizar o Reiki”. A segunda razão é porque o Reiki produz resultados. Esses resultados são a cura física, espiritual e emocional do corpo, com todas as alegrias e sofrimentos, com a saúde e a doença. O Reiki cura o presente, o passado e o futuro. Cura os saudáveis e os doentes, os ricos e os pobres, os velhos e os jovens. Cura o indiano, o cristão, o budista, o muçulmano e o judeu, onde quer que viva e faça o que fizer. O Reiki transcende estes limites e reúne todas as religiões, raças e povos que vivem e amam sobre este grande planeta”.

(traduzido do espanhol)

Eu acrescento:

Pense em si. Valorize-se!!

O Reiki ajudou-me a ter aquela força necessária para fazer certas mudanças na minha vida que se impunham, para ter uma vida mais simplificada e pacificada.

Ensinou-me a ver os problemas como desafios, e tentar resolver um de cada vez; a ver os erros do passado como experiências necessárias à minha evolução,e a aprender com esses mesmos erros;a concentrar-me no momento presente e a aprender a tirar partido de cada coisa boa que me acontece, por pequenina que seja. Assim, o futuro deixou de ter a importância que costumava ter, e o dia de amanhã já não é o “papão” que nos fizeram crer que era.

Está tudo em saber relativizar as situações e os acontecimentos que vêm até nos para serem resolvidos, se tivermos o bom senso e a calma para olhar para eles e reflectir antes de tomar uma decisão. Então verão que a decisão acertada será a que espontaneamente flui do vosso coração. Aprender a ouvir o coração foi outra coisa que aprendi com o Reiki, a coragem para pôr em prática o que ele nos aconselha, pois nem sempre é fácil fazê-lo.

Queres ou não queres que coisas boas comecem a acontecer na tua vida? Já adiaste a decisão muitas vezes porque isso dá trabalho, implica um certo esforço para enfrentar os outros que às vezes não queres magoar ou com quem não sabes lidar. Aprende a dizer “não” ao que não queres mais para a tua vida e vai em frente. Dá o primeiro passo, o resto começará a acontecer.

Eu comecei por aqui, não quer dizer que tenhas de fazer o meu percurso. Cada um faz o seu percurso individual. Toma a decisão de mudar, abre os olhos e vê, mas vê de verdade, “acorda” e observa os sinais que o universo te envia para iniciares a caminhada. E boa sorte!!!